quarta-feira, 20 de abril de 2011

SwáSthya Yôga na Cidade do Desporto



Artigo publicado na revista Atletismo em Rio Maior e no site e blog CorreComAlma
SwáSthya Yôga para Atletas e Jovens
Escrito por Luis Lopes
Olá jovem,
Bem-vindo mais uma vez a este espaço de leitura e incentivo à melhoria das tuas capacidades. Desta vez trago a estas páginas um convidado para te comentar sobre Yôga – Luis Lopes, atleta internacional na disciplina de Marcha e estudante de Psicologia do Desporto, que com a colaboração do Mestre António Fróis Rafael escreveu as próximas linhas.




É com muita satisfação que escrevo sobre os inúmeros benefícios desta cultura transformadora que, em boa hora, o projecto CorreComAlma, na pessoa do treinador Paulo Miguel, lançou há cerca de um ano na nossa Cidade do Desporto em parceria com o projecto YôgaRioMaior.
Pratico há 6 meses e sinto já resultados extremamente positivos a nível desportivo, académico, pessoal e até familiar.




Sinto-me mais consciente, saudável, criativo e produtivo. Os meus colegas e amigos da Secção de Atletismo do C.N. de Rio Maior, nomeadamente os atletas Oswald Freitas (recentemente campeão nacional de corta-mato e do kilómetro escolar), InêsHenriques, Mara Ribeiro, Anna Hurlebaus e Miguel Carvalho, todos da marcha, a lançadora Tamára Branco, o velocista Cristian Rosa, entre outros, tem manifestado o seu contentamento por praticarem esta cultura.



Também a campeã de judo, Yahima Ramirez, atleta cubana a residir em Rio Maior, e a atleta Mariana Machado,dos Vidais, Caldas da Rainha, campeã da Europa de bodyboard, praticam regularmente este método com o nosso professor António Fróis Rafael que, desde há 11 anos, é aluno do educador e comendador DeRose, codificador mundial do SwáSthya Yôga em 1960.



Esta prática, tal como tudo o que façamos no dia-a-dia, deve ser realizada com paixão e prazer, de forma a estarmos disponíveis a aprender e aceitar a mudança, encontrando as energias positivas que estão ocultas dentro de cada um de nós.
Durante este período de aprendizagem conhecemos, talvez, a ferramenta mais procurada para obtermos uma performance de excelência. Investimos no treino físico, técnico, táctico e psicológico sem esquecer a pessoa que há em nós.



O SwáSthya Yôga proporciona uma grande flexibilidade e um excelente fortalecimento muscular, desta vez com a mais-valia dum treino sem aquecimento.



a) As posições, ou técnicas corporais ( ásanas ), promovem a regulação do peso por estimulação da tiróide, melhor irrigação cerebral pelas posições invertidas, consciência corporal, coordenação motora e elasticidade.



b) As técnicas de purificação ( kriyás ) promovem a higiene interna das mucosas do estômago, dos intestinos, do seio maxilar, dos brônquios, dos olhos, etc.



c) As contrações de plexos e glândulas ( bandhas )massajam os plexos nervosos, glândulas endócricas e orgãos internos.



d) Os exercícios respiratórios ( pránáyámas ) fornecem uma quota extra de energia vital, aumentam a capacidade pulmonar, controlam as emoções, permitem o contacto do consciente com o inconsciente e ajudam a conseguir o domínio da musculatura lisa.



e) As vocalizações de sons e ultra-sons ( mantras ) limpam os canais energéticos, permitem equilibrar os impulsos de introversão/extroversão, e ajudam a conquistar uma boa concentração e meditação (intuição).



f) As técnicas de descontração ( yôganidrá ) aborvem e armazenam a energia acumulada pelas técnicas anteriores.



g) As técnicas de concentração e meditação ( samyama ) proporcionam a megalucidez e o auto-conhecimento.



Estes efeitos, e muitos outros, ocorrem como resultado natural de estarmos apraticar uma filosofia de vida saudável. Se aprendemos a respirar melhor, relaxar melhor, comer melhor, manifestar uma sexualidade melhor, os frutos só podem ser o incremento duma melhor qualidade de vida.
" O Yôga desenvolve a musculatura de uma forma extremamente harmoniosa, conferindo domínio até de músculos considerados involuntários, o que contribui para uma performance superior em qualquer desporto dança ou luta. E ainda garante uma proverbial flexibilidade articular e muscular, obtidas mediante a eliminação de tensões localizadas, a conscientização de grupos musculares e as permanências maiores no ponto culminante de solicitação."
in Tratado de Yôga, de DeRose, Edições Afrontamento

E nas competições?



Acontece muitas vezes aos atletas, antes de porem os músculos a trabalhar, o coração já ficar acelerado, a musculatura pré-intoxicada e o corpo cheio de adrenalina, tudo isso com uma antecipação prejudicial. O resultado é uma considerável perda de energia e uma queda de rendimento, só por nervosismo e stress. Lá se vai o fôlego por falta de controlo emocional. Lá vem uma distensão por tensão a mais e se contraiu muito a musculatura. Quantas medalhas e troféus foram perdidos por causa disso?


Não nos alongamos no bem que faz o Yôga contra dores de cabeça, asma, depressão, insónia, úlcera...


O Yôga Antigo, o SwáSthya, sempre foi associado a força, poder e energia. Reforça-se a energia do praticante para que o seu potencial suba e possa enfrentar melhor todos os desafios que a vida nos coloca.


Venham ter connosco!


Luís Lopes
Atleta e estudante de Psicologia do Desporto e Exercício na ESD de Rio Maior
Envia os teus comentários ou sugestões para:
luislopes@correcomalma.com
ou visita http://www.correcomalma.com/undefined/
Onde praticar em Rio Maior:


Estádio Municipal, sala de artes marciais, quartas feiras, 16h:30
Ginásio Boa Forma, Quartas Feiras, 19h:30 ,e Sábados, 10 horas
Espaço Cultural SAL, Salinas, Fonte da Bica, diariamente 8, 10, 12:30, 18 e 19h:30
Sábados, 12 horas
Yôga Personal Training com marcação prévia.
http://www.yogariomaior.blogspot.com/
243 991 692/93 826 18 76

Sem comentários:

Enviar um comentário